Dicas
Informações Importantes Sabesp
Um filhete de quatro milímetros de vazamento em um vaso sanitário, totaliza 13.260 litros por mês de desperdício nas atividades diárias, consome no máximo 15m³ por mês. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês = 1,38m³.
Um buraco de dois milímetros no encanamento pode causar vazamentos de 3.200 litros por dia = 3,20m³, isto é, mais de três caixas d'água vazando, ou seja, 96m³ de água por mês.
Como saber o consumo mensal de metros cúbicos, é simples, multiplique 180x30xnumero de pessoas que utilizam à água, se o resultado for relativamente inferior a metragem cúbica da conta, é sinal que você precisa consultar uma empresa especializada em caça vazamento.
Testes para identificar vazamentos.
Para verificar se seu imóvel está com problemas de vazamento, faça você mesmo o teste preliminar recomendado pelas companhias de abastecimento de água (Sabesp, Sanasa, DAE entre outras). Vamos lá...
1° Identifique as torneiras do ramal abastecidos com água direto da concessionaria (rua).
2° Feche todos, inclusive a torneira de bóia do reservatório.
3° Após seguidos os passos acima, verifique seu hidrômetro (relógio de leitura). Caso haja movimentação no contador (borboleta) ou na numeração em cor vermelha, seu imóvel está com vazamento interno.
* Caso o seu hidrômetro (relógio de leitura) esteja parado, faça o teste abaixo.1° Identifique as torneiras e mecanismos hidráulicos abastecidos pelo ramal do reservatório (caixa d'água).
2° certifique que os mesmos se encontram fechados.
3° Desligue o registro do hidrômetro, ou continue com a torneira de bóia fechada.
4° Marque o nível de água na própria caixa e verifique após uma hora sem uso, se o nível baixou.
* Em caso afirmativo, há vazamento sendo abastecido pela caixa d'água.